segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Você sabe o que é briefing???

Sabia que todo projeto personalizado precisa passar por um briefing??? E o que é isso hein Tata??? Bom vou explicar rapidamente... Bora lá???

Briefing nada mais é do que o levantamento de informações que um artista, designer ou qualquer outro profissional que faz algo personalizado em qualquer área, utiliza para começar a idealizar um trabalho. O briefing é praticamente a primeira fase do projeto, onde profissional e cliente começam a se conhecer. 

E para cada profissional, para cada área de trabalho, o briefing pode ser feito de diversas formas e detalhes. No meu caso, como ilustradora, o briefing é simples e rápido, porem tem pontos-chave para eu conhecer mais sobre meus clientes e os projetos que vou começar.

Em meu briefing eu preciso saber informações como: cores favoritas, cores que o cliente não gosta, estilo do cliente, perfil do cliente, etc... E para cada tipo de projeto, também preciso de umas informações mais precisas. Por exemplo, no caso de uma mascote ilustrada preciso saber também: roupa que o cliente mais utiliza, algum detalhe como tatuagem, óculos, etc. Tudo que marca a pessoa precisa estar documentado em briefing.

Em outro caso, no de logomarca por exemplo, preciso saber mais informações, como: área de atuação do cliente, a missão, seus valores, estilo do negócio, onde a logo será aplicada, e muitas outras.


E porque detalhar tanto hein Tata???

Bom, primeiro que preciso imaginar aquele projeto, e quanto mais informações eu tiver, mais fácil será para colocar no papel. Se eu tenho um briefing feito sem detalhamento, deixando tudo muito vago e generalizado, corro o risco de só colocar no papel a minha ideia que pode ser bem longe da ideia do cliente. 

Essas duas ideias, a minha e do cliente, precisa chegar o máximo perto de pontos em comum para alinhar o que imaginei para o trabalho juntamente com o sonho, imaginação do cliente. Por isso, quanto mais o cliente consegue ser específico durante o briefing, melhor corre o projeto, as ideias fluem, e o melhor, economizamos tempos em alterações, refazer projetos, etc. 


E por onde é feito esse briefing???

O briefing é bom ficar sempre documentado em bem armazenado. Por esse motivo eu sempre o envio por e-mail e peço ao cliente me responder por e-mail também. Assim ambas as partes tem a documentação do que foi solicitado logo de início para possíveis consultas.


Deu pra entender melhor sobre??? Caso tiverem mais dúvidas podem entrar em contato comigo tanto por e-mail tata@desenhosdatata.com.br ou pelo meu instagram: @desenhosdatata.


Um grande beijo,

Tata / Thaís


Outros assuntos que podem te interessar:


Nenhum comentário:

Postar um comentário